bb

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Heterocromia

Você já ouviu falar da Heterocromia? O nome parece estranho, mas não se assuste, não é uma doença e sim um fator até charmoso para muitos! A Heterocromia é uma anomalia genética mais conhecida como “Olhos com Cores Diferentes”. Olhos marrom com azul, azul e verde, vários tons mesclados em um mesmo olho… E aí, lembrou de alguma celebridade, algum amigo ou de você mesmo? Quer saber mais? No post de hoje a gente conta t-u-d-o, é só acompanhar!

Para começar, uma curiosidade: você sabia que só três pigmentos de cores compõem a nossa íris? São eles: marrom, azul e amarelo. A quantidade de cada cor é que define o tom final dos nossos olhos. A Heterocromia ocular acontece devido a uma alteração na quantidade de melanina dos olhos. Desta forma, a pigmentação da íris também se altera e o resultado é uma alteração visível na cor de um ou dos dois olhos.
A Heterocromia pode ocorrer em humanos e animais. Em pessoas, é considerada uma anomalia rara. Você sabia que na América, apenas 11 em cada mil pessoas desenvolvem essa alteração genética?
Ter os olhos com cores diferentes geralmente é hereditário, e na maioria dos casos aparecem nos primeiros dias de vida do bebê. Mas, também é possível que ela surja durante a vida adulta, como resultado de lesões, batidas ou alguma doença que tenha desencadeado a alteração de melanina da íris.
A Heterocromia não é considerada uma doença, pois não acarreta nenhuma complicação ou perda de visão. É puramente estético! A única exceção é a Síndrome de Waardenburg, que se inicia com a heterocromia e evolui posteriormente para a perda da audição e mudanças na pele e nos cabelos. Se a Heterocromia é rara, a Síndrome de Waardenburg é mais ainda! Mas mesmo assim, se notar qualquer alteração de cor na mesma íris ou entre os dois olhos, o ideal é procurar um oftalmologista apenas por precaução.
Você já deve ter notado que existem diversos tipos de “manchas” na coloração dos olhos das pessoas que tem esta anomalia. Isso também tem uma explicação. É que existem três tipos de Heterocromia, a completa, a setorial e a central. Veja abaixo como é fácil diferenciar cada uma:
- Heterocromia Completa: É a mais ‘radical’. Nela, a pessoa tem um olho de cada cor.
Se você tem Heterocromia mas não gosta do ‘resultado final’, é fácil de corrigir: basta usar lentes de contato coloridas, que disfarçam bem o problema! Usar óculos de grau com lentes Transitions (que escurecem em locais de alta iluminação) ou até mesmo óculos de sol também disfarçam um pouco.
Mas pra nós da Oculosweb e para muitos, ter os olhos com cores diferentes é uma marca única, que traduz ainda mais personalidade e estilo. Duvida? Olha só quanta gente famosa tem Heterocromia e faz dela a ‘cereja do bolo’, um trunfo de beleza: as atrizes Kate Bosworth, Mila Kunis, Alicia Eve, o vocalista da banda Rise Against, Tim Mcilrath, e muitos outros por aí!

BELEZA EM NÚMEROS: ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE CABELOS BRANCOS

Conhecida pelos dermatologistas como "canície", a descoloração dos cabelos, também conhecida como perda de pigmento dos cabelos, ocorre devido a falta de formação de melanina, responsável pela cor dos melanócitos - células formadoras da matriz dos cabelos. Assim sendo, o branqueamento natural que ocorre com a idade parece estar relacionado, de alguma forma, com a exaustão irreversível da enzima formadora de melanina, a tirosinase.
Independente da cor natural dos cabelos, todos vão ter os fios grisalhos um dia. A revista "Allure" norte-americana reuniu diversas curiosidades sobre a chegada dos cabelos brancos em tópicos que o Beleza Extraordinária explicará melhor:

90% DO ENVELHECIMENTO DOS FIOS ESTÁ LIGADA À GENÉTICA

A época do aparecimento da canície varia individualmente. Às vezes, por caráter hereditário dominante - há famílias em que o aparecimento dos cabelos brancos é precoce, enquanto em outras eles surgem a partir dos 40 anos de idade.

CABELOS BRANCOS AOS 30 ANOS DE IDADE

Os cabelos brancos já não são mais sinal apenas de envelhecimento e estão aparecendo cada vez mais cedo. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, 32% das mulheres britânicas com menos de 30 anos já estão perdendo a coloração natural das madeixas.

DOIS NOVOS FIOS BRANCOS CRESCERÃO A CADA UM ARRANCADO

Reza a lenda que a cada fio de cabelo branco arrancado, outros dois nascerão no local. A história é mito, mas é preciso saber também que tais fios não serão substituídos por um castanho, loiro ou ruivo. A cada fio branco arrancado, um novo de mesma tonalidade nascerá em seu lugar até o momento em que nenhum volte a crescer e, assim, uma falha tome conta da área no couro cabeludo, ou seja, a ordem é não arrancar fios de cabelos.

L'ORÉAL PARIS ESTUDA CRIAR PÍLULA PARA EVITAR CABELOS BRANCOS

Em 2012, a L'Oréal Paris revelou estar desenvolvendo uma pílula para evitar que os fios percam a pigmentação. Sem data de lançamento, o medicamento é feito à base de um extrato de fruta não divulgado, que se comporta como uma enzima e protege a produção da pigmentação no cabelo.

COLORAÇÃO DOS BRANCOS COM FIOS DE OURO

A recente prática de coloração com ouro nos salões internacionais promete esconder os fios brancos de maneira menos agressiva que a tinta. Cientistas descobriram que especificamente as nanopartículas de ouro mudam a cor dos fios e consomem uma quantidade muito menor do caro "corante" dourado. Infelizmente, a vantagem só funciona em cabelos castanhos ou pretos.